Os diferentes tipos de caixa usada para as scaptotrigonas no Brasil e no México.

Cortiços usados no México para a criação da Scaptotrigona Mexicana, nada mais é uma tora de madeira que é ocada no meio e nas extremidades e frestas é passada argila, para não ocorrer perda de temperatura e para não entrar forideos, essa mesma técnica de cortiços também é usada no norte e nordeste brasileiro. Como visto na foto abaixo.

 

No México também, a criação da Scaptotrigona Mexicana  em vazos de cerâmica, também é usado argila para tampar frestas. Como visto na foto abaixo.

 

Gomos de bambu, usado tanto para isca com cortiço para a criação da Scaptotrigona Mexicana e também aderido por Brasileiro. Como visto na foto abaixo.

 

Enxame do Marcio Pires, criador de varias espécies de meliponas na Bahia, mostrando que também cria a tubi por lá. Como visto na foto abaixo.

 

As caixa usado pelo famoso criador Brasileiro Wilson Melo, em Barra do Corda no Maranhão, onde ele usa dois modelos de caixas são utilizados atualmente para a criação de Tubi (Scaptotrigona aff. postica Latreille) , sendo um que consiste em numa caixa retangular com laterais e fundo fixo e tampa removível e o outro, é o modelo AIDAR.